O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
O UTP ou Par Trançado sem Blindagem: É o mais usado actualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido a fácil utilização, instalação e permite taxas de transmissão até 100 Mbps.
O cabo UTP é mais barato que o STP.
O STP ou Par Trançado Blindado: É semelhante ao UTP, a diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica. É recomendado para ambientes com interferência eletromagnética acentuada.
O cabo STP tem um custo mais elevado que o do UTP.
Cabos Opticos
As fibras ópticas podem ser basicamente de dois modos:
- Monomodo:
- Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra.
- Dimensões menores que os outros tipos de fibras.
- Maior banda passante por ter menor dispersão.
- Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal.
- Multimodo:
- Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas).
- Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores.
- Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação pois a longa distância tem muita perda.
Vantagens
- Dimensões Reduzidas
- Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);
- Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilômetros.
- Imunidade às interferências eletromagnéticas;
- Matéria-prima muito abundante;
Tipos de transmissões sem fios
Os Raios Infravermelhos são constituidos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação electromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.
O Raio Laser é um tipo de energia eletromagnética como o rádio sendo luz por estar no espectro da luz detectavel pela visão.
Existem hoje vários tipos de laser, o mais conhecido talvez seja o semicondutor, ou a caneta laser, apontador e outros nomes que se tem noticias. Todos eles baseados na tecnologia do semicondutor.
Sem comentários:
Enviar um comentário