A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ-45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.
Ligação Crossover
A matéria-prima fundamental utilizada para a fabricação destes cabos é o cobre, por oferecer ótima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurança contra descargas elétricas. Um acidente com descarga elétrica em qualquer ponto da rede pode comprometer toda a rede.
Cabo UTP sem blindagem com 4 pares
O alicate de crimpagem é usado para prender as pontas do cabo UTP aos conectores RJ-45. Estes, por sua vez, são conectados à placa de rede do computador ou ao hub.
Um cabo cujas duas pontas usam a mesma montagem é um cabo directo e serve para ligar estações de trabalho e roteadores a switches ou hubs.
O Hub é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.
Uma placa de rede é uma dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores comunicarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede.
Ao contrário dos hubs as portas partilham o mesmo domínio de colisão.
O Router é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores e premitindo a comunicação entre computadores distantes entre si.
O Access Point ou AP é um dispositivo em uma rede sem fios que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet.
Um cartão PCMCIA usa de 68 conectores, sendo ainda mais caro que o ISA. Apesar dos padrões, a indústria flexibilizou demais a arquitectura, de forma que alguns cartões podem não ser compatíveis com algum equipamento ou outro. Os cartões também possuem o recurso de ser "Ligar e Usar". Dele derivou o formato CompactFlash, que recebeu este nome justamente por ser uma versão reduzida do PC Card.